terça-feira, 12 de maio de 2015

Projeto 2º Bimestre: Festa Junina "PARA VALORIZAR NOSSAS RAÍZES"

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EMEB AUGUSTO MÁRIO VIEIRA
AUTORIZAÇÃO: 5792/1987



PROJETO:  Festa Junina"PARA VALORIZAR NOSSAS RAÍZES"
DURAÇÃO: 27/04/2015 A 09/07/2015
PÚBLICO ALVO:  Educação Infantil,  Primeiro Ciclo e Mais Educação.
EQUIPE GESTORA: Roseli Maria Lara Nascimento, Solange Pereira e Rosilene Queiroz da Silva.
Coordenação do Projeto: Solange Pereira.
Eixos ou áreas do conhecimento a serem trabalhadas: Identidade e Autonomia, Natureza e Sociedade, Movimento, Linguagem, Matemática, Artes, Educação Física, História, Geografia, Ciências Naturais, Ensino Religioso

Projeto Festa Junina 2015

O projeto Festa Junina - Para Valorizar Nossas Raízes - propõe a uma ação solidária e muitas brincadeiras juninas. Peça exclusiva: bandeirinhas para decoração

Culminância: 12/06/2015 Festa com barraquinhas e apresentação das danças.
Justificativa
Mês de junho é mês de acender fogueira, dançar quadrilha, comer pipoca, pinhão e comemorar o dia de Santo Antonio, São João e São Pedro e mais ainda, uma forma de homenagearmos o trabalhador rural e valorizar a vida e o trabalho no campo. Neste mês é comum acontecer gincanas juninas com tarefas características à festa .

Sabemos que em todo o Brasil são muitas as escolas que comemoram a Festa Junina. Hoje de diferentes formas: internamente, com alunos, professores e funcionários, ou incluindo a família.

O papel da escola como divulgadora de cultura é muito importante nestas datas, reforçando valores e tradições.
Tal ação visa integrar escola e comunidade, promovendo o entendimento de que podemos fazer a diferença no mundo através de pequenos atos.
Objetivo Geral 
 Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características à festa junina
Objetivos específicos
- Valorizar as diferenças culturais do Brasil.
- Reconhecer a importância da Festa Junina nas diferentes regiões.
- Propiciar a conscientização quanto aos cuidados com o meio ambiente.
- Despertar a consciência da necessidade de um mundo sustentável.
- Conhecer as características das festas juninas;
-Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
-Promover interesse e participação  e na festa junina;
-Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
-Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;
-Promover uma festa junina para uma creche;



Estratégias

* Realizar coleta de materiais recicláveis para serem transformados em jogos e utilizados no dia da Festa Junina.

* Realizar pesquisa sobre agentes poluidores de rios, mares e matas. Cuidados com fogueiras e queimadas e soltar balões, que podem ser focos de incêndios. 
* Organizar oficinas de montagem de brinquedos:
Brincadeiras
PESCARIA
Colocar, junto aos peixes na caixa de areia: latinhas, sacolas plásticas, garrafas pet e outros objetos que são encontrados em rios e mares. Os participantes deverão limpar o “rio” salvando os peixes da poluição.
BOCA DO LIXO
Colocar um latão grande para que acertem dentro de cada latão designado para diferentes tipos de materiais, os “lixos” de diferentes espécies como garrafas pet, caixas de sabão em pó “vazio”, embalagens de produtos vazios, papéis.
Atenção: NÃO COLOCAR NADA COMO VIDROS OU ELEMENTOS QUE POSSAM CAUSAR ALGUM DANO.
JOGO DE ARGOLAS
Rolo de papel toalha e pratinhos de papelão pintados
BOLICHE
Latinhas vazias decoradas que serão derrubadas
DANÇA
com músicas folclóricas
MÚSICA
nacionais e folclóricas (juninas)
COMIDAS TÍPICAS
pé-de-moleque, pipoca, pinhão, paçoquinha, etc.

* Conversar com os alunos e selecionar os temas a serem trabalhados sobre as FESTAS JUNINAS.

• FESTAS JUNINAS, por quê?
• Vestimentas
• Bebidas
• Comidas
• Músicas
• Danças
• Lenda da fogueira
• Brincadeiras
• Enfeites na sala.


*Pesquisar em casa sobre FESTAS JUNINAS, por quê?
Após os alunos falarão sobre a pesquisa, e deve ser criado um texto coletivo:

 *Enfeitar a sala de aula com cartazes e bandeirinhas coloridas.


* Fotografar a decoração e o grupo de alunos.

 *Resolver problemas matemáticos com os temas da festa.

 *Criar e resolver problemas matemáticos com os preços dos alimentos típicos da festa.

 *Trabalhar com os alunos sobre os perigos dos fogos de artifícios em seguida os alunos criarão recados para serem colocado nos corredores, alertando sobre os perigos causados pelos fogos.

 *Os alunos se organizarão em grupos, e cada grupo trabalhará sobre um assunto escolhido anteriormente e farão uma exposição do seu trabalho para os colegas e pôr último uma ilustração.

 *Alguns alunos, com dificuldade em matemática, estarão trabalhando, com figuras geométricas(bandeira, balão).

* Pesquisa sobre a participação e importância de um evento como este, com a família;

* Apresentação de um novo amigo e vestir o novo amigo com roupas adequadas a festa junina (cada dia será levado para casa por um aluno);

*Desenho do "nosso amigo caipira"

* Retomada da pesquisa na hora da rodinha;

* Pintura, recorte e colagem de bonecos caipiras articulados;

* Ouvir, cantar e dançar músicas típicas para apresentação;

*Construir com massa de modelar, alimentos e bonecos típicos a festa junina;

*Confecção de diversas fogueiras;

*Pintura e recorte de uma caipira de tranças

 *Sessão cinema com pipocas- Filme Chico Bento;

* Retomada do filme na rodinha e desenhos sobre o mesmo;

*Pintura desenho e recorte de um boneco grande;

* Montagem do boneco grande;

*Confecção de balões para ornamentar a festa;

*Pescaria das cores;

*Desfile caracterizado de caipira entre duas turmas;

*Brincadeiras entre as turmas (corrida do saco);

*Brincadeira entre as turmas (corrida com o "ovo" na colher);

*Brincadeira entre as turmas (corrida do prendedor);

*Brincadeira entre as turmas (Bola na boca do palhaço)

*Brincadeiras entre as turmas (Boliches de latas);

 *PESQUISA COM A FAMILIA ( mãe, pai, avós, tios)
Como eram realizadas as festas juninas na sua época? O que você fazia? O que tinha na festa, que tipo de brincadeiras? Como era sua participação? Que alimentos tinha
na festa? E a vestimenta como era?

SUGESTÕES POR AREA DE CONHECIMENTO:

Português: Explorar a leitura de textos informativos, de poesias, músicas juninas, de texto formal e informal, bem como quadrinhas, caça-palavras e cruzadinhas. Montar um livrinho com as comidas e bebidas típicas juninas.

História:Conhecer a origem das festas Juninas e os Santos do mês.Conhecer o significado das danças típicas da festa junina, como a dança do-pau-de-fitas, quadrilha e outras.

Matemática e Ciências: Conhecer as comidas típicas junina e explorá-las no que se refere à quantidades, preços, tempo de duração da culinária, medidas de massa e fração.Fazer, como culinária, algumas das comidas típicas. Criar desafios envolvendo situações da festa junina, bem como a gincana que estamos desenvolvendo.

Artes: Produzir cartazes com as simpatias, receitas típicas e representações da festa. Ornamentar as salas e a escola.

Geografia: Localizar, geograficamente, os países que deram início às festas juninas, como França e Portugal. Fazer o mesmo no mapa do Brasil, destacando as regiões e a maneira como a festa junina é comemorada em cada uma delas.

Educação Física: Conhecer as danças típicas e apresentá-las na festa junina.



 
CULMINÂNCIA: Festa Junina

A festa será realizada na escola, no dia 12/06/2015 . Terá início às 19:00 horas. Nesta festa teremos barracas com brincadeiras, como  pescaria, barraca surpresa, barracas com comidas típicas,com pipocas, refrigerantes e apresentações das danças, e o resultado do rei e rainha da festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário