PREFEITURA MUNICIPAL DE
CUIABÁ
SECRETARIA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO
EMEB AUGUSTO MÁRIO VIEIRA
AUTORIZAÇÃO: 5792/1987
emeb.augusto.vieira@gmail.com
Projeto: Memórias de Cuiabá Numa Versão Infantil
Duração: 02/02/2015 a 24/04/2015
Publico Alvo: Educação Infantil ,
Primeiro Ciclo e Mais Educação.
Equipe Gestora:
Roseli Maria Lara Nascimento, Solange Pereira, Rosilene
Queiroz da Silva
Articuladora Mais Educação: Maristela Ribeiro Neto Conde
Coordenação do Projeto: Solange Pereira.
Eixos ou áreas do conhecimento a serem trabalhadas: Identidade e Autonomia, Natureza e Sociedade, Movimento,
Linguagem, Matemática, Artes, Educação Física, História, Geografia, Ciências
Naturais, Ensino Religioso.
JUSTIFICATIVA:
O projeto: Memórias de Cuiabá Numa Versão Infantil “” tem a finalidade de proporcionar uma valorização a beleza, amor, carinho e respeito pela nossa cidade Cuiabá, ele tem a função de mostrar aos nossos alunos que podemos e devemos valorizar e respeitar a beleza de nosso município, pois é nele que vivemos, nos tornamos cidadãos e muitas das vezes, passamos por toda a nossa experiência de vida aqui.este projeto será muito importante ,pois proporcionaram aos alunos um maior conhecimento da história da própria cidade, bem como também sua preservação e, um reconhecimento da importância de cada pessoa como parte integrante na formação da cultura Cuiabana desse povo acolhedor e humilde.
Através desse projeto procuraremos resgatar as tradições, sem fugir da necessidade de mostrar que toda cidade precisa gerar crescimento socioeconômico, cultural e político para que sua história continue a crescer..
Trás uma proposta de trabalho em que o professor garanta a interação entre os espaços da cidade e as referências históricas no espaço escolar, enfocando o conhecer o seu próprio local de vivência para a partir daí ampliar o seu conhecimento de mundo.
O professor terá o papel de mediador que é essencial para que os alunos aprendam a interagir com a cidade, a partir do conhecimento, de forma a estabelecer diálogos capazes de construir significados, juízos de valor e apreciações.
Objetivo
geral
Compreender a importância de conhecer a história
de nossa cidade e resgatar a nossa
Cultura Cuiabana buscando valorizá-la
numa versão infantil.
Objetivos específicos:
*Valorizar a história e a cultura de Cuiabá.
* Proporcionar ao aluno o conhecimento das ruas, dos bairros, dos pontos turísticos como Museus, praças, igrejas e comunidades.
* Identificar as modificações ocorridas na paisagem pela ação do trabalho das pessoas através do tempo
*Adotar atitudes que contribuam na divulgação da história de Cuiabá bem como na preservação do patrimônio da cidade.
* Conhecer e valorizar as especificidades do nosso município, sua origem e história;
*Proporcionar
o conhecimento da cidade Cuiabá, bem
como perceber as mudanças ocorridas através dos tempos;
*Sensibilizar
para a importância dos cuidados de higiene e manutenção das ruas , praças,
espaços públicos e natureza;
*Estimular
o sentimento cívico através do contato com os principais símbolos da nossa
Cuiabá.
*Proporcionar
o sentimento de respeito a Cultura Cuiabana.
Fundamentação
Teórica.
O
projeto "Memórias de Cuiabá Numa Versão Infantil" ,
pretende fazer com que os alunos da Educação Infantil e 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental aprendam a
valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade, por meio de atividades
que apresentem as peculiaridades da região.Para conhecer melhor os aspectos da
história e entender os hábitos da cultura local, os alunos visitaram pontos
turísticos, realizaram exposição com fotos e documentos sobre a cidade e
produziram atividades artísticas abordando o folclore e resgatando a cultura
regional.
As
atividades visam contextualizar o aluno no espaço-tempo, favorecendo o
interesse e gerando cidadãos capazes de atuarem em prol do desenvolvimento
local em seus aspectos econômicos, sociais e políticos.
Segundo a historiadora Cármen Lúcia
Dantas, a cultura é um elemento dinâmico da sociedade. Por isso, é natural que
ela mude. Mas, é preciso haver o resgate dessas manifestações, porque elas são
elementos que formam a identidade das sociedades contemporâneas, que correm o
risco de se descaracterizarem com a ausência dessas manifestações populares.
Metodologia
Os
conteúdos e os Direitos de aprendizagens trabalhadas durante o bimestre serão
norteados de forma interdisciplinares e com seqüência didática abordando os
seguintes Gêneros Textuais: Contos Infantis, Lendas, Receitas e Poema/Música.
Para
conhecer melhor os aspectos da história e entender os hábitos da cultura local,
os alunos visitaram pontos turísticos e produziram atividades artísticas
abordando o folclore, a cultura regional dentro de um contexto Infantil.
As
atividades visam contextualizar o aluno no espaço-tempo, favorecendo o
interesse e gerando cidadãos capazes de atuarem em prol do desenvolvimento
local em seus aspectos econômicos, sociais e políticos.
Avaliação
A avaliação do Projeto será realizada
de forma critica, diagnóstica processual, enfocando o interesse e participação
das crianças no desenvolvimento das
atividades propostas e o progresso do desenvolvimento dos direitos de
aprendizagem esperados para o período. Caso necessário far-se-á revisão das
metodologias adotadas e proposição de alternativas que venham a colaborar de
forma eficaz na conquista dos objetivos traçados.
Cronograma
O Projeto será desenvolvido no
decorrer do 1º Bimestre com as seguintes
datas:
Atividades:
|
Datas
Previstas
|
Museu
do índio, Bairro Don Aquino
|
06/03/2015
|
Tur
turístico: Museu de artes: SESC Arsenal.
|
01/04/2015
|
Culminância:
Exposição dos trabalhos realizados,peças de teatro, Feira de comidas, musica
e danças.
|
18/04/2015
|
Referencias
gazetaweb.globo.com/noticia.php/ Cármen Lúcia Dantas.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de
Educação Básica.
FREITAS, Moacyr, “ Fundação de Cuiabá. Cuiabá,MT.
1999.
Algumas informações e sugestões do que
trabalhar sobre CUIABÁ.
» Cuiabá
Com
291 anos, Cuiabá é uma cidade que congrega tradição, história, natureza e
modernidade. Centro Geodésico da América do Sul, a cidade encanta os
visitantes em diferentes aspectos, como a culinária, manifestações culturais,
pontos turísticos, etc.
Além disso, a cidade de Cuiabá está situada no coração do Centro-Oeste brasileiro, em um estado rico em belezas naturais e biodiversidade. Contemplado por 3 biomas – cerrado, pantanal e floresta amazônica.
Pontos
turísticos:
|
|
» Culinária
OS
pratos típicos da região, como:
- Arroz com pequi; - Costela assada ao sol; - Carne com banana verde; - Carne seca com abóbora madura; - Croquete de mandioca; - Mojica; - Pirão; - Maria Isabel (arroz com carne); - Farofa de banana; - Bolo de arroz; - Mané pelado (bolo de mandioca); - Bolo de polvilho frito; - Chipa (biscoito de queijo); - Pixé (paçoca cuiabana); - Furrundu (doce de mamão e rapadura); - Doce de caju; - Paçoca de pilão (carne seca com farinha); - Jacaré - Peixes de água doce: pirarucu, pacu, dourado, matrinxã, piraputanga, lambari... |
|
» Manifestações culturais
-
Siriri (dança folclórica);
- Cururu (dança folclórica); - Rasqueado (dança folclórica); |
Pontos
turísticos
-
Sesc Arsenal;
- Zoológico da UFMT;
- Centro histórico
- Centro geodésico da América do sul
- Arsenal de Guerra
- Catedral Metropolitana
- Igreja do Bom Despacho
- Igreja do Rosário e Capela de São Benedito
- Casa do Artesão
- Parque Estadual Mãe Bonifácia
- Parque Massairo Okamura
- Parque Zé Bolo Flô
- Parque Aquático Sesi Park.
- Cine Teatro de Cuiabá e Museu do Cinema
- Museu Morro da Caixa D'Água
- Museu do Rio Cuiabá e Aquário Municipal
- Museu de Arte Sacra de Cuiabá
- Museu da História do Mato Grosso
- Museu Marechal Rondon
- Museu do Índio
- Museu do Ouro
- Museu do Pantanal
Fotos da culminância.
- Zoológico da UFMT;
- Centro histórico
- Centro geodésico da América do sul
- Arsenal de Guerra
- Catedral Metropolitana
- Igreja do Bom Despacho
- Igreja do Rosário e Capela de São Benedito
- Casa do Artesão
- Parque Estadual Mãe Bonifácia
- Parque Massairo Okamura
- Parque Zé Bolo Flô
- Parque Aquático Sesi Park.
- Cine Teatro de Cuiabá e Museu do Cinema
- Museu Morro da Caixa D'Água
- Museu do Rio Cuiabá e Aquário Municipal
- Museu de Arte Sacra de Cuiabá
- Museu da História do Mato Grosso
- Museu Marechal Rondon
- Museu do Índio
- Museu do Ouro
- Museu do Pantanal
Fotos da culminância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário