segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Projeto 1º BIMESTRE /2015 "Memórias de Cuiabá Numa Versão Infantil"





PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EMEB AUGUSTO MÁRIO VIEIRA
AUTORIZAÇÃO: 5792/1987
emeb.augusto.vieira@gmail.com

Projeto: Memórias de  Cuiabá Numa Versão Infantil

Duração: 02/02/2015 a 24/04/2015

Publico Alvo: Educação Infantil , Primeiro Ciclo e Mais Educação.

Equipe Gestora: Roseli Maria Lara Nascimento, Solange Pereira, Rosilene        Queiroz da Silva

Articuladora Mais Educação: Maristela Ribeiro Neto Conde

Coordenação do Projeto: Solange Pereira.

            Eixos ou áreas do conhecimento a serem trabalhadas: Identidade e Autonomia, Natureza e Sociedade, Movimento, Linguagem, Matemática, Artes, Educação Física, História, Geografia, Ciências Naturais, Ensino Religioso.

JUSTIFICATIVA:

           O projeto:
Memórias de  Cuiabá Numa Versão Infantil “” tem a finalidade de proporcionar uma valorização a beleza, amor, carinho e respeito pela nossa cidade Cuiabá, ele tem a função de mostrar aos nossos alunos que podemos e devemos valorizar e respeitar a beleza de nosso município, pois é nele que vivemos, nos tornamos cidadãos e muitas das vezes, passamos por toda a nossa experiência de vida aqui.este projeto será muito importante ,pois proporcionaram aos alunos um maior conhecimento da história da própria cidade, bem como também sua preservação e, um reconhecimento da importância de cada pessoa como parte integrante na formação da cultura Cuiabana desse povo acolhedor e humilde.
                   Através desse projeto procuraremos resgatar as tradições, sem fugir da necessidade de mostrar que toda cidade precisa gerar crescimento socioeconômico, cultural e político para que sua história continue a crescer..
Trás uma proposta de trabalho em que o professor garanta a interação entre os espaços da cidade e as referências históricas no espaço escolar, enfocando o conhecer o seu próprio local de vivência para a partir daí ampliar o seu conhecimento de mundo.
                     O professor terá o papel de mediador que é essencial para que os alunos aprendam a interagir com a cidade, a partir do conhecimento, de forma a estabelecer diálogos capazes de construir significados, juízos de valor e apreciações.

Objetivo geral

  Compreender a importância de conhecer a história de nossa cidade e  resgatar a nossa Cultura Cuiabana  buscando valorizá-la numa versão infantil.


Objetivos específicos:

*Valorizar a história e a cultura  de Cuiabá.

* Proporcionar ao aluno o conhecimento das ruas, dos bairros, dos pontos turísticos como Museus, praças, igrejas e comunidades.

* Identificar as modificações ocorridas na paisagem pela ação do trabalho das pessoas através do tempo

 *Adotar atitudes que contribuam na divulgação da história de Cuiabá bem como na preservação do patrimônio da cidade.

* Conhecer e valorizar as especificidades do nosso município, sua origem e história;

*Proporcionar o conhecimento da cidade  Cuiabá, bem como perceber as mudanças ocorridas através dos tempos;

*Sensibilizar para a importância dos cuidados de higiene e manutenção das ruas , praças, espaços públicos e natureza;

*Estimular o sentimento cívico através do contato com os principais símbolos da nossa Cuiabá.

*Proporcionar o sentimento de respeito a Cultura Cuiabana.


Fundamentação Teórica.

O projeto "Memórias de  Cuiabá Numa Versão Infantil" , pretende fazer com que os alunos da Educação Infantil e  1° ao 3° ano do Ensino Fundamental aprendam a valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade, por meio de atividades que apresentem as peculiaridades da região.Para conhecer melhor os aspectos da história e entender os hábitos da cultura local, os alunos visitaram pontos turísticos, realizaram exposição com fotos e documentos sobre a cidade e produziram atividades artísticas abordando o folclore e resgatando a cultura regional.
As atividades visam contextualizar o aluno no espaço-tempo, favorecendo o interesse e gerando cidadãos capazes de atuarem em prol do desenvolvimento local em seus aspectos econômicos, sociais e políticos.
           Segundo a historiadora Cármen Lúcia Dantas, a cultura é um elemento dinâmico da sociedade. Por isso, é natural que ela mude. Mas, é preciso haver o resgate dessas manifestações, porque elas são elementos que formam a identidade das sociedades contemporâneas, que correm o risco de se descaracterizarem com a ausência dessas manifestações populares.


Metodologia

Os conteúdos e os Direitos de aprendizagens trabalhadas durante o bimestre serão norteados de forma interdisciplinares e com seqüência didática abordando  os seguintes Gêneros Textuais: Contos Infantis, Lendas, Receitas e Poema/Música.
Para conhecer melhor os aspectos da história e entender os hábitos da cultura local, os alunos visitaram pontos turísticos e produziram atividades artísticas abordando o folclore, a cultura regional dentro de um contexto Infantil.
As atividades visam contextualizar o aluno no espaço-tempo, favorecendo o interesse e gerando cidadãos capazes de atuarem em prol do desenvolvimento local em seus aspectos econômicos, sociais e políticos.
   
Avaliação

A avaliação do Projeto será realizada de forma critica, diagnóstica processual, enfocando o interesse e participação das crianças no desenvolvimento  das atividades propostas e o progresso do desenvolvimento dos direitos de aprendizagem esperados para o período. Caso necessário far-se-á revisão das metodologias adotadas e proposição de alternativas que venham a colaborar de forma eficaz na conquista dos objetivos traçados.

Cronograma

O Projeto será desenvolvido no decorrer do 1º Bimestre com  as seguintes datas:
Atividades:
Datas Previstas
Museu do índio, Bairro Don Aquino
06/03/2015
Tur turístico: Museu de artes: SESC Arsenal.
01/04/2015
Culminância: Exposição dos trabalhos realizados,peças de teatro, Feira de comidas, musica e danças.
18/04/2015



Referencias

gazetaweb.globo.com/noticia.php/ Cármen Lúcia Dantas.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.

FREITAS, Moacyr, “ Fundação de Cuiabá. Cuiabá,MT. 1999.



 Algumas informações e sugestões do que trabalhar sobre CUIABÁ.

» Cuiabá
Com 291 anos, Cuiabá é uma cidade que congrega tradição, história, natureza e modernidade. Centro Geodésico da América do Sul, a cidade encanta os visitantes em diferentes aspectos, como a culinária, manifestações culturais, pontos turísticos, etc. 
Além disso, a cidade de Cuiabá está situada no coração do Centro-Oeste brasileiro, em um estado rico em belezas naturais e biodiversidade. Contemplado por 3 biomas – cerrado, pantanal e floresta amazônica.
Pontos turísticos:

» Culinária
OS pratos típicos da região, como: 
- Arroz com pequi; 
- Costela assada ao sol; 
- Carne com banana verde; 
- Carne seca com abóbora madura; 
- Croquete de mandioca; 
- Mojica; 
- Pirão; 
- Maria Isabel (arroz com carne); 
- Farofa de banana; 
- Bolo de arroz; 
- Mané pelado (bolo de mandioca); 
- Bolo de polvilho frito; 
- Chipa (biscoito de queijo); 
- Pixé (paçoca cuiabana); 
- Furrundu (doce de mamão e rapadura); 
- Doce de caju; 
- Paçoca de pilão (carne seca com farinha); 
- Jacaré 
- Peixes de água doce: pirarucu, pacu, dourado, matrinxã, piraputanga, lambari...

» Manifestações culturais
- Siriri (dança folclórica); 
- Cururu (dança folclórica); 
- Rasqueado (dança folclórica); 





 Pontos turísticos

- Sesc Arsenal; 
- Zoológico da UFMT; 
- Centro histórico 
- Centro geodésico da América do sul 
- Arsenal de Guerra 
- Catedral Metropolitana 
- Igreja do Bom Despacho 
- Igreja do Rosário e Capela de São Benedito 
- Casa do Artesão 
- Parque Estadual Mãe Bonifácia 
- Parque Massairo Okamura 
- Parque Zé Bolo Flô 
- Parque Aquático Sesi Park. 
- Cine Teatro de Cuiabá e Museu do Cinema 
- Museu Morro da Caixa D'Água 
- Museu do Rio Cuiabá e Aquário Municipal 
- Museu de Arte Sacra de Cuiabá 
- Museu da História do Mato Grosso 
- Museu Marechal Rondon 
- Museu do Índio 
- Museu do Ouro 
- Museu do Pantanal




 Fotos da culminância.

































Nenhum comentário:

Postar um comentário