PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EMEB AUGUSTO MÁRIO VIEIRA
AUTORIZAÇÃO: 5792/1987
Equipe Gestora: Diretora Roseli Maria Lara Nascimento, Coordenadora Pedagógica Solange Pereira e Secretária Rosilene Queiroz da Silva.
Professora: Rebeka Ruiz Basechnik Ornellas em parceria com a professora Maristela Ribeiro Neto.
Turma: 1º ano A – Matutino/ 2016.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - A BOLA
Esta sequencia didática busca proporcionar condições para os seguintes DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
Port.: - Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras; - Reconhecer e nomear letras do alfabeto; - Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos; - Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas; - Participar de interação orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;
Mat.: - Resolver e elaborar problemas com os significados de juntar, acrescentar quantidades, separar e retirar quantidades, utilizando estratégias próprias como desenhos decomposições numéricas e palavras
Ciên.: -Refletir sobre a necessidade de se alimentar de forma saudável, reconhecendo o valor nutricional de alguns alimentos e identificando aqueles que sejam saudáveis ou não;
Geo. E Hist.: - Ler o espaço geográfico de forma crítica através das categorias lugar, território, paisagem e região; - Identificar e diferenciar os patrimônios culturais (materiais e imateriais) da localidade (bairro, rua, município e estado);
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES (atividades e fotos anexas):
· Ler o texto A bola;
· Pintar espaços entre as palavras do texto;
· Identificar e circular palavras que rimam;
· Escrever no quadro as palavras que rimam com a ajuda dos alunos;
· Observação das palavras e questionamentos orais sobre o som inicial e final delas;
· Completar o texto com palavras faltosas;
· A partir de tiras com as frases do texto, ordená-las conforme o original;
· Introduzir o conceito de frases como mensagem com sentido;
· Fixar cartaz com o texto A bola para consultas;
· Completar palavras com as vogais ou consoantes faltantes em agrupamentos colaborativos conforme hipótese de escrita;
· Compor palavras com o alfabeto móvel; mudar letras para mudar a palavra;
· Conhecer diferentes tipos de bolas e seus respectivos esportes;
· Caça palavras dos esportes;
· Formar palavras do texto com sílabas móveis;
· Fazer pesquisa junto a família sobre a bola de meia, se alguém já confeccionou quando criança ou conhece alguma brincadeira com ela;
· Confeccionar uma bola de meia;
· Ler e interpretar o texto Jogo de Bola;
· Levantar questionamentos sobre as diferenças e semelhanças entre os dois textos;
· Propor o Jogo do ratinho para trabalhar o valor sonoro das vogais em palavras diversas;
· Promover um momento recreativo de diversas brincadeiras com a bola de meia confeccionada pelos alunos em parceria com a professora de Educação física;
· Em ciências listar alimentos que tenham o formato esférico e pintar de cores diferentes os que forem saudáveis e não saudáveis;
· Em geografia mostrar para as crianças, com a ajuda da lousa digital, que o planeta Terra é esférico como uma bola trazer curiosidades de pontos turísticos conforme Projeto Semestral Regiões do Brasil em uma versão infantil;
· Em matemática, explorar o tema esporte para montar situações problema. Produzir o jogo de boliche com material reutilizável; definir regras para o jogo voltado para a construção do conceito de adição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário