segunda-feira, 20 de junho de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - A BOLA/Professora: Rebeka Ruiz Basechnik Ornellas.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EMEB AUGUSTO MÁRIO VIEIRA
AUTORIZAÇÃO: 5792/1987


Equipe Gestora: Diretora Roseli Maria Lara Nascimento, Coordenadora Pedagógica Solange Pereira e Secretária Rosilene Queiroz da Silva.
Professora: Rebeka Ruiz Basechnik Ornellas em parceria com a professora Maristela Ribeiro Neto.

Turma: 1º ano A – Matutino/ 2016.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - A BOLA

Esta sequencia didática busca proporcionar condições para os seguintes DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
Port.: - Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras; - Reconhecer e nomear letras do alfabeto; - Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos; - Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas; Participar de interação orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;
Mat.: - Resolver e elaborar problemas com os significados de juntar, acrescentar quantidades, separar e retirar quantidades, utilizando estratégias próprias como desenhos decomposições numéricas e palavras
Ciên.: -Refletir sobre a necessidade de se alimentar de forma saudável, reconhecendo o valor nutricional de alguns alimentos e identificando aqueles que sejam saudáveis ou não;
Geo. E Hist.: - Ler o espaço geográfico de forma crítica através das categorias lugar, território, paisagem e região; - Identificar e diferenciar os patrimônios culturais (materiais e imateriais) da localidade (bairro, rua, município e estado);

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES (atividades e fotos anexas):
·         Ler o texto A bola;
·         Pintar espaços entre as palavras do texto;
·         Identificar e circular palavras que rimam;
·         Escrever no quadro as palavras que rimam com a ajuda dos alunos;
·         Observação das palavras e questionamentos orais sobre o som inicial e final delas;
·         Completar o texto com palavras faltosas;
·         A partir de tiras com as frases do texto, ordená-las conforme o original;
·         Introduzir o conceito de frases como mensagem com sentido;
·         Fixar cartaz com o texto A bola para consultas;
·         Completar palavras com as vogais ou consoantes faltantes em agrupamentos colaborativos conforme hipótese de escrita;
·         Compor palavras com o alfabeto móvel; mudar letras para mudar a palavra;
·         Conhecer diferentes tipos de bolas e seus respectivos esportes;
·         Caça palavras dos esportes;
·         Formar palavras do texto com sílabas móveis;
·         Fazer pesquisa junto a família sobre a bola de meia, se alguém já confeccionou quando criança ou conhece alguma brincadeira com ela;
·         Confeccionar uma bola de meia;
·         Ler e interpretar o texto Jogo de Bola;
·         Levantar questionamentos sobre as diferenças e semelhanças entre os dois textos;
·         Propor o Jogo do ratinho para trabalhar o valor sonoro das vogais em palavras diversas;
·         Promover um momento recreativo de diversas brincadeiras com a bola de meia confeccionada pelos alunos em parceria com a professora de Educação física;
·         Em ciências listar alimentos que tenham o formato esférico e pintar de cores diferentes os que forem saudáveis e não saudáveis;
·         Em geografia mostrar para as crianças, com a ajuda da lousa digital, que o planeta Terra é esférico como uma bola trazer curiosidades de pontos turísticos conforme Projeto Semestral Regiões do Brasil em uma versão infantil;
·         Em matemática, explorar o tema esporte para montar situações problema.  Produzir o jogo de boliche com material reutilizável; definir regras para o jogo voltado para a construção do conceito de adição.












Nenhum comentário:

Postar um comentário