PREFEITURA MUNICIPAL DE
CUIABÁ
SECRETARIA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO
EMEB AUGUSTO MÁRIO VIEIRA
AUTORIZAÇÃO: 5792/1987
DURAÇÃO:
01/10/2015 a 21/12/2015
PÚBLICO
ALVO: Educação Infantil, Primeiro Ciclo e Mais Educação.
EQUIPE
GESTORA: Roseli Maria Lara Nascimento, Solange Pereira e Rosilene Queiroz da
Silva.
Coordenação
do Projeto: Solange Pereira.
Eixos ou áreas do conhecimento a serem
trabalhadas: Identidade
e Autonomia, Natureza e Sociedade, Movimento, Linguagem, Matemática, Artes,
Educação Física, História, Geografia, Ciências Naturais, Ensino Religioso.
Projeto: " As cores do mundo,as cores da gente,
as cores da vida".
Sub-tema:
Respeito às diferenças.
Justificativa
Trabalhamos atualmente com crianças de 4 a 8 anos e que
estão na fase de construção de sua identidade, de conceitos, valores hábitos
atitudes e comportamentos.
nessa etapa da vida, estão na fase de conscientização de
sua identidade em relação à seus grupos de convívio: a família e a escola, e
estão também, tomando consciência de si e do outro, construindo as noções de
semelhanças e diferenças.
As construções desses conceitos se faz ao longo do tempo em um processo cumulativo que
acompanha o desenvolvimento social e intelectual da criança.
Nesta perspectiva, propomos o desenvolvimento deste
projeto focado no respeito às diferenças e de valorização da diversidade.
E, para isso, faremos um trabalho que desenvolva o respeito à todos os diferentes
matriculados nesta escola: crianças negras, brancas, gordas, magricelas, altas,
baixas, de óculos, indígenas, evangélicas, católicas, etc...
Chamamos a atenção para
a importância de não realizar atividades isoladas ou descontextualizadas.
É importante que a
temática das relações étnico-raciais e do respeito à diversidade seja o foco, o
alvo principal desde projeto, evitando-se práticas localizadas em determinadas
fases do ano como maio, abril, agosto e novembro.
Estar inserido na
proposta pedagógica da escola significa que o tem será trabalhado
permanentemente e nessa perspectiva é possível criar condições para que não
mais ocorram intervenções meramente pontuais para resolver problemas que surgem
no dia a dia relacionados ao racismo, ao preconceito e a discriminação. Aos
poucos, o respeito à diversidade será um princípio desta instituição e de todos
os que nela atuam, onde a cor da pele das pessoas e suas características
físicas não sirvam como parâmetros para inferiorizá-las e nem torná-las
superiores.
As atividades aqui
propostas não apresentam problemas resolvidos, e sim possibilidades onde a
partir delas estaremos estimulando a criação de novos espaços para pensarmos e
agirmos de maneira diferente e sem fazer acepção de pessoas.
Objetivo Geral:
·
Incentivar o
sonho de uma sociedade mais humana, comprometida com o "ser" e não
com o "ter", deixando de lado o egoísmo, a violência, e o preconceito
e a discriminação, estimulando a formação de hábitos, atitudes, valores e
comportamentos respeitosos com relações às diferenças.
Objetivos Específicos:
·
Elevar a
autoestima;
·
Trabalhar de
forma lúdica;
·
Estimular a
participação e o interesse;
·
Trabalhar
atividades que levem à reformulação de conceitos;
·
Desenvolver
o espírito de escola inclusiva;
·
Despertar a
importância de valorização da vida da raça humana;
·
Promover
ações que permitam e desencadeiem a valorização do repeito, do amor, da
solidariedade, da confiança, da fraternidade...;
Procedimentos
Ø Hora da rodinha: este movimento é de suma
importância para a discussão e reflexão do tema e serve também, para a análise
de comportamentos e concepções e as conclusões do grupo;
Ø Dinâmicas de relaxamento e sensibilização;
Ø Mímicas, dramatizações;
Ø Trabalhos com fantoches, dedoches;
Ø Filmes;
Ø Cartazes, painéis;
Ø Músicas, brincadeiras;
Ø Oficinas de desenhos, pintura, modelagem;
Ø Atividades diversas com o corpo: observar no
espelho, momento do toque, desenhos, danças, incitar as crianças para que
percebam e falem de suas características físicas e as diferenças. Nós adultos,
buscaremos trabalhar o entendimento de diferente nem como superior, nem como
inferior, apenas diferente;
Ø Mural de fotos dos alunos;
Ø Painel das diferenças com recortes de
diferentes tipos de pessoas;
Ø Salão de beleza: tocar, lavar os cabelos,
fazer penteados com piranhas, elásticos, fitas, presilhas, tranças e os meninos
pintam com spray e brincam com gel;
Ø Trabalhar noções de higiene;
Ø Combate ao piolho;
Ø Gráfico das alturas das crianças com
barbante;
Ø Gráficos e tabelas das preferências do número
de meninos e meninas, cor da pele, tipos de cabelos;
Ø Roda de conversa sobre as cores preferidas da
turma e montagem de painel das cores;
Ø Observação das cores na natureza fazenda uma
excursão pela escola: folhar das árvores, troncos, pedras. animaizinhos,
pássaros, gravetos, solo, céu, sol, nuvem, arco íris, etc...;
Ø Painel de desenhos, pinturas ou coletas dos
elementos encontrados na atividade anterior;
Ø Conversa dirigida sobre as cores da natureza
encontradas em outros ambientes: nos rios, cachoeiras, e também das frutas,
verduras, flores, animais e das pessoas;
Ø Montagem de vários painéis temáticos dessas
cores:
Os animais e suas cores
|
O colorido das frutas
|
|
|
Ø Recorte de fotos de pessoas diversas para
montar painel e discutir as diferenças e enaltecer a diversidade;
Ø Álbum da diversidade;
Ø Construção de auto retrato com desenhos ou
recorte de fotos com características que se assemelham com cabelos, olhos, cor
da peli...;
Ø Roda de contação de histórias;
Ø Pesquisa sobre personalidades negras da
escola e/ou do bairro e montagem de biografia dessas pessoas;
Ø Júri simulado com o tema "O importante é
a cor das pessoas X A cor das pessoas não importa";
Ø Localização no mapa do continente africano;
Ø Produção de texto com o tema;
Ø Ser negro é...;
Ø Ser branco é...;
Ø Ser gordo é...;
Ø Ser índio é..., é debater as opiniões
levantadas nas produções;
Ø Confecções de bonecas (as) magras, altas,
deficientes, de óculos, negras, etc...;
Ø Pesquisar sobre as danças de origem
afro-brasileiras, indígenas...;
Ø Roda de conversa para tocar nos cabelos e
perceber a textura, os tipos e debates sobre os padrões de beleza dos cabelos
propagados pela mídia;
Ø Brincadeiras: amarelinha, pegador,
esconde-esconde, parlendas, trava-línguas, adivinhas, barangadão arco-íris;
Ø Pesquisa sobre o segredo das ervas e folhas
(chás) e suas propriedades fito terapêuticas;
Ø Culinária: feijoada, quibebe, vatapá, inhame;
Ø Vocabulário;
Ø Animais africanos e brasileiros;
Todas as atividades devem culminar com uma roda de conversa para debater
os resultados. Tais atividades não trazem receitas prontas e nem tão pouco
encerram-se ou tem um fim em si mesmas, mas visam suscitar reflexões, debates e
o desenvolvimento de comportamento positivos em relação ao tema em questão.
Textos sugeridos:
·
As borboletas
( Vinicius);
·
Torcida
verde e amarela;
·
Borboleta (
Carlos Pimentel);
·
Ninguém é
igual a ninguém ( Regina Otero);
·
Diversidade;
·
Amizade não
tem cor;
·
As pessoas
são diferentes ( Ruth Rocha)
·
Qual é a cor
do amor? ( Linda Stracham);
·
Mundo
colorido;
Livros indicados:
·
Branca de
neve;
·
Diversidade:
·
Cachinhos
dourados e os três ursos.
·
Chapeuzinho
vermelho;
·
O patinho
feio;
·
Menina
bonita do laço de fita;
·
Bom dia
todas as cores (Ruth Rocha);
·
Todas as
cores dentro do branco (Roseana murray);
·
Animais de
estimação;
·
As tranças
de Bintou;
·
Dona
Baratinha;
·
Com quem
será que eu me pareço?;
·
Lúcia já vou
indo;
·
Ivan e
Marcello;
·
Um redondo
pode ser quadrado?;
·
Cabelo ruim;
·
Seu minhoco
e Dona minhoca.
Vídeos que podem ser exibidos para inicio dos debates:
*Série livros animados /MEC/A cor da cultura:
·
Animais da
áfrica
·
Menina bonita
do laço de fita
·
Heróis de
todo mundo;
·
Lendas e
contos africanos,
·
Histórias
sobre a escravidão,
·
Ritmos
africanos,
·
A cor do
amor
Avaliação
A avaliação tem caráter
diagnóstico, processual, interventor e mediador do processo ensino-aprendizagem
, para tanto, poder-se à utilizar de vários instrumentos: desenhos, provas,
entrevistas, produção de textos, relatórios, participação, interesse e
envolvimento do aluno no projeto.
Cronogramas das apresentações entre turmas da Educação Infantil, entre
turmas do Ciclo e Mais Educação nas dependências da Escola. ( Professores da
Educação Infantil irão completar a baixo após escolher a História.)
Turmas
|
História a ser apresentada
|
Dia
|
Horário
|
Professor Responsável
|
Ed. Infantil IA
|
|
29/10
|
|
OZEIAS
|
Ed. Infantil IB
|
|
16/10
|
|
DILZA
|
Ed. Infantil IC
|
Seu Minhoco, Dona Minhoca
|
13/11
|
|
GILDA
|
Ed. Infantil IIA
|
|
27/11
|
|
JULITA
|
Ed. Infantil IIB
|
|
04/12
|
|
EVA
|
Ed. Infantil IIC
|
|
27/11
|
|
JULITA
|
( Professores do Ciclo irão
completar a baixo após escolher a História.)
Turmas
|
História a ser apresentada
|
Dia
|
Horário
|
Professor Responsável
|
1º Ano A
|
|
29/10
|
|
Genecy
|
1º Ano B
|
|
16/10
|
|
Joliany
|
1º Ano C
|
|
13/11
|
|
Joliany
|
1º Ano D
|
|
27/11
|
|
Genecy
|
. ( Monitores do Mais Educação irão completar a baixo após escolher a
História.)
Turmas
|
História a ser apresentada
|
Dia
|
Horário
|
Monitor Responsável
|
Matutino
|
|
10/11
|
|
|
Vespertino
|
|
10/11
|
|
|
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