segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Projeto 4º Bimestre. Frutos da Paz: Solidariedade, Responsabilidade e Respeito.




PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EMEB AUGUSTO MÁRIO VIEIRA
AUTORIZAÇÃO: 5792/1987
   
PROJETO:  "  FRUTOS DA PAZ: SOLIDARIEDADE, RESPONSABILIDADE E RESPEITO."
DURAÇÃO: 01/10/2014 a 12/12/2014
PÚBLICO ALVO:  Educação Infantil,  Primeiro Ciclo e Mais Educação.
EQUIPE GESTORA: Roseli Maria Lara Nascimento, Solange Pereira e Aurenil Silva Moraes.
Coordenação do Projeto: Solange Pereira.
Eixos ou áreas do conhecimento a serem trabalhadas: Identidade e Autonomia, Natureza e Sociedade, Movimento, Linguagem, Matemática, Artes, Educação Física, História, Geografia, Ciências Naturais, Ensino Religioso.



Justificativa
 
Nossos alunos  vêm de famílias que trabalham muito para sobreviver, saem cedo e retornam ao anoitecer, portanto, pais ou responsáveis que não têm muito tempo para acompanhar o desenvolvimento escolar de seus filhos. Porém, são alunos com muita capacidade a ser explorada, como qualquer outro aluno de diferentes culturas e classes sociais. O respeito a solidariedade com o próximo, cumprimento às normas e regras essenciais para o bom convívio, valores estes que não dependem só da escola, mas de todo um contexto onde estas crianças estão inseridas.

      Percebemos que violência é aprendida, as crianças não nascem violentas mas, aprendem a ser. então, nós propomos a realizar um trabalho oposto, ou seja, pretendemos ensiná-las a crescerem e desenvolver-se como cidadãos pacíficos, pois se a violência é aprendida, a paz pode ser ensinada.
            Mesmo sabendo que os resultados na educação acontecem a média e longo prazo e que essa proposta será um trabalho formiguinha ou como a germinação de uma sementinha, ainda assim acreditamos que a paz é uma construção possível.

É um desafio grande, porém necessário ser enfrentado, para que os alunos progridam e desenvolvam suas habilidades.
Somente a formação intelectual não ajuda a pessoa a ser melhor. Os conteúdos devem servir para a vida dos alunos no momento presente e ajudá-los a perceber a importância dos estudos na sua vida, bem como a apropriação de valores passados pela família e os adquiridos na convivência com os outros. Ulisses (2007 p.12), afirma que:
“Adotamos a premissa de que os valores não são nem ensinados, nem nascem com as pessoas. Eles são construídos na experiência significativa que as pessoas estabelecem com o mundo. Essa construção depende diretamente da ação do sujeito, dos valores implícitos nos conteúdos com que interage no dia-a dia e da qualidade das relações interpessoais estabelecidas entre o sujeito e a fonte dos valores.”
Quando as pessoas aprendem a aceitar e a respeitar o outro, exercita-se a liberdade responsável, convive-se com a justiça e busca-se o entendimento pelo diálogo, aprende-se a dar valor ao que é humano. É assim que se aprende a viver com dignidade, que se aprende a defender os próprios valores, que se exercita a cidadania e se prepara para ser cidadão.
Sem utopias, pretendemos contribuir para a melhor aprendizagem dos alunos e ajudá-los a serem pessoas melhores.


Objetivo Geral:
            Trabalhar os conteúdos de forma dinâmica, explorando as habilidades da, leitura, dramatização e apresentação  pelos alunos, resgatando valores como solidariedade, responsabilidade, respeito a diversidade e amizade..

Objetivo específico:

§      Sensibilizar os alunos para o fato de que seguir regras básicas de boa convivência significa respeitar os outros e exigir respeito a si mesmo.

 

§  Instigar momentos de reflexão sobre o comportamento das pessoas; como agir perante os colegas, professores, funcionários, fazendo-os perceber que respeito mútuo, diálogo e solidariedade são valores que permeiam o trabalho da escola;

§  Motivar o estudo dos conteúdos através de pesquisa direcionada;

§  Resgatar valores humanos: solidariedade, responsabilidade, respeito a diversidade e amizade com ações concretas, estudadas no decorrer do projeto, de acordo com o conteúdo de cada professor (a) envolvido;

§  Informar através de textos, teatros, palestras, filmes, dados estatísticos e fatos comprovados a importância dos valores humanos na escola e na sociedade, criando um clima amistoso e bom para conviver.

Metodologia:
Os conteúdos e os Direitos de aprendizagens trabalhadas durante o bimestre serão norteados de forma interdisciplinares e com sequência didática segundo PNAIC.Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho.
Trabalharemos com as famílias e com os funcionários procurando sensibilizá-los a participar ativamente de três campanhas de solidariedade, procurando mostrar que quando nos solidarizamos com o sofrimento ou com a dificuldade do próximo estamos de alguma forma construindo com a construção de um mundo melhor, pois a solidariedade é a manifestação do amor, e o amor é o sentimento que leva a paz.
            As campanhas são as seguintes:

1º) "Solidariedade no sangue".

2º) "Roupa boa a gente doa".

3º) "Sou amigo da criança com câncer".

Avaliação:
A avaliação do Projeto será realizada de forma critica, diagnóstica processual, enfocando o interesse e participação das crianças , pais e equipe escolar no desenvolvimento  das ações propostas .

  
Ações a serem desenvolvidas:

Trilharemos alguns caminhos pedagógicos de intervenção no contexto escolar:
·         Palestra, conversa, na acolhida com as crianças sentadas no chão, cada dia um professor irá falar sobre determinados temas: solidariedade, respeito aos idosos, normas de convivência e respeito as regras, bullyng, preconceito, racismo, discriminação, paz no trânsito, paz na escola, paz no meio ambiente, Jesus Cristo, semeador da paz, quem é o mais forte, o que tolera ou o que cede às provocações? etc...;
·         Dramatizações a cada 6ª feira uma turma apresentará um teatrinho sobre um tema relacionado ao projeto no pátio ou na pracinha debaixo das mangueiras;
·         A pintura aos muros da escola onde cada turma através do Tema irá com o acompanhamento da coordenadora e dos professores  realizar a pintar os muros.
·         Ensaios de dramatização .(2 aulas Alessandro junto com o professor referencia);
·         Olimpíadas da paz.
·         Hora do conto ( todos os dias reservar no planejamento momentos prazerosos para diversos tipos de leituras: fábulas, poesias, piadas, adivinhas, etc...);
·         Música (calma na sala de aula, de relaxamento);
·         Realizar piqueniques na escola e planejar com eles;
·         Sessão pipoca com filmes, desenhos relacionados ao tema;
·         Cada professor (a) ensinar uma brincadeira para a turma e depois socializar com as demais em um dia específico, podendo ser o 04/12 onde alunos da tarde virão no período da manhã;
·          Desfile "As belezas da escola". Nesse dia, as crianças trarão roupas que mais gostam ou usam pra passear, adornos de cabelos, esmalte, pente, escova e se embelezarão para depois desfilar na passarela, elevando assim, a auto-estima;
·         Dia da beleza dos funcionários;
·         Confraternização da Equipe de profissionais com uma linda festa.
·         Todo final de semana enviar bilhetinhos, recadinhos aos pais alertando-os para colaborar nessa construção, por exemplo:

* Já abraçou seu filho hoje?
* Não brigue e nem discuta na frente do seu filho(a);
* Selecione filmes e programas de TV para seu filho(a);
* Vá a igreja e leve seu filho(a).

" Solidariedade no sangue".

·        Palestra aos pais e funcionários sobre a importância e necessidade da doação de sangue e os benefícios para quem recebe e para quem doa o sangue e medula;
·        Dia da doação na escola com ampla divulgação na mídia local (14/11) de 7:00 às 19:00 horas;


"Roupa boa a gente doa". (de 1º à 30/11)

·        Palestra aos alunos na acolhida sobre a necessidade de realizarmos a campanha;
·        Comunicados aos pais visando sensibilizá-los;
·        Escolha de quem ou qual instituição será contemplada;
·         Entrega da doação por grupos de alunos. (10/12);



"Sou amigo da criança com câncer"

·        Palestra aos pais e funcionários sobre os projetos da AACC/ Depoimentos de mães (02/10);
·        Campanha de doação (ver com a instituição a necessidade), (03 à 23/10);
·        Dia de lazer na AACC, professores de Educação Física, monitores e articuladores do Mais Educação irão na instituição desenvolver várias atividades com as crianças: cotação de histórias, desenhos, brincadeiras, etc... (24/10);



Cronograma
O Projeto será desenvolvido no decorrer do 4º Bimestre com  as seguinte data para as ações:
Atividades:
Data Prevista
       * Semana da Pintura aos muros.
20/10/2014 a 24/10/2014
·         Olimpíadas da paz.
10/10/2014;
·         Desfile "As belezas da escola".
09/10/2014
·         Dia da beleza na escola
 ( funcionários, pais e alunos)
14:00 as 17:00
10/11/2014
·        Palestra  sobre os projetos da AACC/ Depoimentos de mães
02/10/2014
18:30
·        Campanha na escola sobre a importância e necessidade da doação de sangue e medula;
03/11 a 12/11
Palestra sobre a importância e necessidade da doação de sangue e medula;

13/11 as 18:30
·         Dia da doação de sangue na escola.
14/11 de 7:00 às 19:00 horas;
·        Entrega da doação por grupos de alunos.
10/12
·        Campanha de doação para a AACC
03 à 23/10
·        Dia de lazer na AACC
24/10
·        Confraternização da Equipe de profissionais.
05/12

Sugestões de Atividades
Cartaz, falando sobre a responsabilidade, incluindo:Tarefa;Horário de entrada;Cuidado com o material;Uso do Uniforme; Frequência;
Realizar  leitura coletiva sobre os direitos e deveres de cada um.
Ilustrações de algumas histórias infantis:
 O Patinho Feio, Lúcia Já Vou Indo , Menina Bonita do Laço de Fita,Otílio, o Pinguim;
Reginaldo, o pintinho curioso;
Amor com amor se paga;
Uma boa ação.
Filmes, para que os alunos assimilem melhor os conceitos: responsabilidade, bullying, amizade e solidariedade.
Conversa informal sobre valores humanos, como responsabilidade, respeito, amizade e solidariedade;
- Apresentação e debate de filmes em DVD, cada um abordando um tema conforme segue:
·         A Fuga das Galinhas: União, organização, responsabilidade etc.
·         A Era do Gelo: Amizade.
·         Formiguinhas: Cooperação e solidariedade.
·         Dramatização;
- Leitura e compreensão de histórias reflexivas;
- Caça palavras;
- Cruzadinhas;
- Elaboração de cartazes;
- Colocar nome nos desenhos;
- Loteria do saber;
- Descobrir novas palavras;
- Palavrinhas mágicas;
- Momento de Reflexão: Oração diária;
- Atividades na Sala de Tecnologia
- Dinâmica em grupo;
- Músicas diversificadas falando sobre valores humanos;




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

·         ESCOLA, Revista Nova. Planejamento. In: “É preciso acreditar na inteligência dos alunos” HADJI, Charles.2006. 78p.
·         ARAUJO, Ulisses F., ÉTICA e Cidadania: Construindo valores na escola e na    sociedade. In: “A educação e a construção da cidadania: eixos temáticos da ética e da democracia”. Brasília 2007. 84p.
·         Referencial Curricular para a Educação Infantil MEC/SEF, 1998 – Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental – Brasília.
·         Radespiel, Maria –Alfabetização sem Segredos, Coleção Pipoca/ Ensino Fundamental – 2003 -  Contagem, MG - Editora Iemar LTDA.
·         Ética e Cidadania – Construindo Valores na Escola e na Sociedade – Secretaria de Educação Básica – Brasília: Ministério da Educação, 2007.


Nenhum comentário:

Postar um comentário