PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EMEB AUGUSTO MÁRIO VIEIRA
AUTORIZAÇÃO: 5792/1987
PROJETO: "
FRUTOS DA PAZ: SOLIDARIEDADE, RESPONSABILIDADE E RESPEITO."
DURAÇÃO:
01/10/2014 a 12/12/2014
PÚBLICO
ALVO: Educação Infantil, Primeiro Ciclo e Mais Educação.
EQUIPE
GESTORA: Roseli Maria Lara Nascimento, Solange Pereira e Aurenil Silva Moraes.
Coordenação
do Projeto: Solange Pereira.
Eixos ou áreas do conhecimento a serem
trabalhadas: Identidade
e Autonomia, Natureza e Sociedade, Movimento, Linguagem, Matemática, Artes,
Educação Física, História, Geografia, Ciências Naturais, Ensino Religioso.
Justificativa
Nossos
alunos vêm de famílias que trabalham
muito para sobreviver, saem cedo e retornam ao anoitecer, portanto, pais ou
responsáveis que não têm muito tempo para acompanhar o desenvolvimento escolar
de seus filhos. Porém, são alunos com muita capacidade a ser explorada, como
qualquer outro aluno de diferentes culturas e classes sociais. O respeito a
solidariedade com o próximo, cumprimento às normas e regras essenciais para o
bom convívio, valores estes que não dependem só da escola, mas de todo um
contexto onde estas crianças estão inseridas.
Percebemos que violência é aprendida, as crianças não nascem violentas
mas, aprendem a ser. então, nós propomos a realizar um trabalho oposto, ou
seja, pretendemos ensiná-las a crescerem e desenvolver-se como cidadãos
pacíficos, pois se a violência é aprendida, a paz pode ser ensinada.
Mesmo
sabendo que os resultados na educação acontecem a média e longo prazo e que
essa proposta será um trabalho formiguinha ou como a germinação de uma
sementinha, ainda assim acreditamos que a paz é uma construção possível.
É um desafio grande, porém
necessário ser enfrentado, para que os alunos progridam e desenvolvam suas
habilidades.
Somente a formação
intelectual não ajuda a pessoa a ser melhor. Os conteúdos devem servir para a
vida dos alunos no momento presente e ajudá-los a perceber a importância dos
estudos na sua vida, bem como a apropriação de valores passados pela família e
os adquiridos na convivência com os outros. Ulisses (2007 p.12), afirma que:
“Adotamos a premissa de que os valores não são nem ensinados, nem
nascem com as pessoas. Eles são construídos na experiência significativa que as
pessoas estabelecem com o mundo. Essa construção depende diretamente da ação do
sujeito, dos valores implícitos nos conteúdos com que interage no dia-a dia e
da qualidade das relações interpessoais estabelecidas entre o sujeito e a fonte
dos valores.”
Quando as pessoas aprendem
a aceitar e a respeitar o outro, exercita-se a liberdade responsável,
convive-se com a justiça e busca-se o entendimento pelo diálogo, aprende-se a
dar valor ao que é humano. É assim que se aprende a viver com dignidade, que se
aprende a defender os próprios valores, que se exercita a cidadania e se
prepara para ser cidadão.
Sem utopias, pretendemos
contribuir para a melhor aprendizagem dos alunos e ajudá-los a serem pessoas
melhores.
Objetivo
Geral:
Trabalhar os conteúdos de forma dinâmica,
explorando as habilidades da, leitura, dramatização e apresentação pelos alunos, resgatando valores como
solidariedade, responsabilidade, respeito a diversidade e amizade..
Objetivo
específico:
§ Sensibilizar os alunos para o fato de que seguir regras
básicas de boa convivência significa respeitar os outros e exigir respeito a si
mesmo.
§ Instigar momentos de
reflexão sobre o comportamento das pessoas; como agir perante os colegas,
professores, funcionários, fazendo-os perceber que respeito mútuo, diálogo e
solidariedade são valores que permeiam o trabalho da escola;
§ Motivar o estudo dos
conteúdos através de pesquisa direcionada;
§ Resgatar valores
humanos: solidariedade, responsabilidade, respeito a diversidade e amizade com
ações concretas, estudadas no decorrer do projeto, de acordo com o conteúdo de
cada professor (a) envolvido;
§ Informar através de
textos, teatros, palestras, filmes, dados estatísticos e fatos comprovados a
importância dos valores humanos na escola e na sociedade, criando um clima
amistoso e bom para conviver.
Metodologia:
Os conteúdos e os Direitos de aprendizagens trabalhadas
durante o bimestre serão norteados de forma interdisciplinares e com sequência
didática segundo PNAIC.Participação individual e em grupo em cada etapa de
trabalho.
Trabalharemos com as famílias e com os funcionários procurando
sensibilizá-los a participar ativamente de três campanhas de solidariedade,
procurando mostrar que quando nos solidarizamos com o sofrimento ou com a
dificuldade do próximo estamos de alguma forma construindo com a construção de
um mundo melhor, pois a solidariedade é a manifestação do amor, e o amor é o
sentimento que leva a paz.
As campanhas são as
seguintes:
1º) "Solidariedade no sangue".
2º) "Roupa boa a gente doa".
3º) "Sou amigo da criança com câncer".
Avaliação:
A
avaliação do Projeto será realizada de forma critica, diagnóstica processual,
enfocando o interesse e participação das crianças , pais e equipe escolar no
desenvolvimento das ações propostas .
Ações a serem desenvolvidas:
Trilharemos alguns caminhos pedagógicos
de intervenção no contexto escolar:
·
Palestra, conversa, na acolhida com as
crianças sentadas no chão, cada dia um professor irá falar sobre determinados
temas: solidariedade, respeito aos idosos, normas de convivência e respeito as
regras, bullyng, preconceito, racismo, discriminação, paz no trânsito, paz na
escola, paz no meio ambiente, Jesus Cristo, semeador da paz, quem é o mais
forte, o que tolera ou o que cede às provocações? etc...;
·
Dramatizações a cada 6ª feira uma turma
apresentará um teatrinho sobre um tema relacionado ao projeto no pátio ou na
pracinha debaixo das mangueiras;
·
A pintura aos muros da escola
onde cada turma através do Tema irá com o acompanhamento da coordenadora e dos
professores realizar a pintar os muros.
·
Ensaios de dramatização .(2 aulas
Alessandro junto com o professor referencia);
·
Olimpíadas da paz.
·
Hora do conto ( todos os dias reservar
no planejamento momentos prazerosos para diversos tipos de leituras: fábulas,
poesias, piadas, adivinhas, etc...);
·
Música (calma na sala de aula, de
relaxamento);
·
Realizar piqueniques na escola e
planejar com eles;
·
Sessão pipoca com filmes, desenhos
relacionados ao tema;
·
Cada professor (a) ensinar uma
brincadeira para a turma e depois socializar com as demais em um dia
específico, podendo ser o 04/12 onde alunos da tarde virão no período da manhã;
·
Desfile "As belezas da escola".
Nesse dia, as crianças trarão roupas que mais gostam ou usam pra passear,
adornos de cabelos, esmalte, pente, escova e se embelezarão para depois
desfilar na passarela, elevando assim, a auto-estima;
·
Dia da beleza dos funcionários;
·
Confraternização
da Equipe de profissionais com uma linda festa.
·
Todo final de semana enviar
bilhetinhos, recadinhos aos pais alertando-os para colaborar nessa construção,
por exemplo:
* Já abraçou seu filho hoje?
* Não brigue e nem discuta na frente do seu filho(a);
* Selecione filmes e programas de TV para seu filho(a);
* Vá a igreja e leve seu filho(a).
" Solidariedade no sangue".
·
Palestra aos pais e funcionários sobre a
importância e necessidade da doação de sangue e os benefícios para quem recebe e
para quem doa o sangue e medula;
·
Dia da doação na escola com ampla divulgação
na mídia local (14/11) de 7:00 às 19:00 horas;
"Roupa boa a gente doa". (de 1º à
30/11)
·
Palestra aos alunos na acolhida sobre a
necessidade de realizarmos a campanha;
·
Comunicados aos pais visando sensibilizá-los;
·
Escolha de quem ou qual instituição será
contemplada;
·
Entrega
da doação por grupos de alunos. (10/12);
"Sou amigo da criança com câncer"
·
Palestra aos pais e funcionários sobre os
projetos da AACC/ Depoimentos de mães (02/10);
·
Campanha de doação (ver com a instituição a
necessidade), (03 à 23/10);
·
Dia de lazer na AACC, professores de Educação
Física, monitores e articuladores do Mais Educação irão na instituição
desenvolver várias atividades com as crianças: cotação de histórias, desenhos,
brincadeiras, etc... (24/10);
Cronograma
O
Projeto será desenvolvido no decorrer do 4º Bimestre com as seguinte data para as ações:
Atividades:
|
Data Prevista
|
* Semana da Pintura aos muros.
|
20/10/2014 a 24/10/2014
|
·
Olimpíadas da paz.
|
10/10/2014;
|
·
Desfile "As belezas da
escola".
|
09/10/2014
|
·
Dia da beleza na escola
( funcionários, pais e alunos)
|
14:00 as 17:00
10/11/2014
|
·
Palestra sobre os projetos da AACC/ Depoimentos de
mães
|
02/10/2014
18:30
|
·
Campanha na
escola sobre a importância e necessidade da doação de sangue e medula;
|
03/11 a 12/11
|
Palestra sobre a importância e necessidade da doação de sangue e
medula;
|
13/11 as 18:30
|
·
Dia da
doação de sangue na escola.
|
14/11 de 7:00 às 19:00 horas;
|
·
Entrega da
doação por grupos de alunos.
|
10/12
|
·
Campanha de
doação para a AACC
|
03 à 23/10
|
·
Dia de
lazer na AACC
|
24/10
|
·
Confraternização
da Equipe de profissionais.
|
05/12
|
Sugestões de
Atividades
Cartaz, falando sobre a
responsabilidade, incluindo:Tarefa;Horário de entrada;Cuidado com o
material;Uso do Uniforme; Frequência;
Realizar leitura coletiva sobre os direitos e deveres
de cada um.
Ilustrações de algumas
histórias infantis:
O Patinho Feio, Lúcia Já Vou Indo , Menina
Bonita do Laço de Fita,Otílio, o Pinguim;
Reginaldo, o pintinho
curioso;
Amor com amor se paga;
Uma boa ação.
Filmes, para que os alunos
assimilem melhor os conceitos: responsabilidade, bullying, amizade e
solidariedade.
Conversa informal sobre valores humanos, como responsabilidade,
respeito, amizade e solidariedade;
- Apresentação e debate de filmes em DVD, cada um abordando um tema
conforme segue:
·
A Fuga das Galinhas: União, organização, responsabilidade etc.
·
A Era do Gelo: Amizade.
·
Formiguinhas: Cooperação e solidariedade.
·
Dramatização;
- Leitura e compreensão de histórias reflexivas;
- Caça palavras;
- Cruzadinhas;
- Elaboração de cartazes;
- Colocar nome nos desenhos;
- Loteria do saber;
- Descobrir novas palavras;
- Palavrinhas mágicas;
- Momento de Reflexão: Oração diária;
- Atividades na Sala de Tecnologia
- Dinâmica em grupo;
- Músicas diversificadas falando sobre valores humanos;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
·
ESCOLA, Revista Nova. Planejamento. In: “É preciso acreditar na
inteligência dos alunos” HADJI, Charles.2006. 78p.
·
ARAUJO, Ulisses F., ÉTICA e Cidadania: Construindo valores na escola e
na sociedade. In: “A educação e a construção da cidadania:
eixos temáticos da ética e da democracia”. Brasília 2007. 84p.
·
Referencial Curricular para a Educação Infantil MEC/SEF, 1998 –
Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental –
Brasília.
·
Radespiel, Maria –Alfabetização sem Segredos, Coleção Pipoca/
Ensino Fundamental – 2003 - Contagem, MG - Editora Iemar LTDA.
·
Ética e Cidadania – Construindo Valores na Escola e na Sociedade –
Secretaria de Educação Básica – Brasília: Ministério da Educação, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário