segunda-feira, 14 de abril de 2014

PROJETO 2º BIMESTRE: " Copa do Mundo. Futebol nossa paixão."





   
PROJETO:  “COPA DO MUNDO. FUTEBOL NOSSA PAIXÃO”
DURAÇÃO: 01/04/2014 a 11/06/2014
PÚBLICO ALVO:  Educação Infantil e Primeiro Ciclo.
EQUIPE GESTORA: Roseli Maria Lara Nascimento, Solange Pereira e Aurenil Silva Moraes.
Coordenação do Projeto: Solange Pereira.
Eixos ou áreas do conhecimento a serem trabalhadas: Identidade e Autonomia, Natureza e Sociedade, Movimento, Linguagem, Matemática, Artes, Educação Física, História, Geografia, Ciências Naturais, Ensino Religioso.


Justificativa
O Futebol é uma das práticas culturais ( Esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos na medida em que uma rede intrincada se significados. O futebol quando competitivo visa a extração de um contexto escolar, possui características específicas sendo assim também permeando por tensões, competições, exclusões e inclusões, etc...
O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Nesse período onde a Copa do Mundo acontece em nosso país e em nossa cidade Cuiabá devemos aproveitar esse acontecimento para enriquecer e dar mais sentido as aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre  o Brasil e ao países que participarão trabalhando com temas transversais.

Objetivo Geral:
Motivar para desenvolver os conhecimentos e aos Direitos de Aprendizagem curriculares, pois o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura, sendo assim conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las, buscando repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, idade,religião, classe social, nacionalidade e sexo.

Objetivo específico:
 * Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
* Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
* Conhecer a história das copas.
*Identificar cada país e os dias que jogam.
* Respeitar e compreender o trabalho coletivo.
* Conhecer as mudanças em nossa cidade com a Copa.



Formulação dos Problemas:
 * Onde será realizada a Copa do Mundo?
*O que podemos observar nos grupos?
*Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?
 * Você conhece algum desses países?
* Quais as mudanças ocorridas em Cuiabá em função da Copa?


Metodologia:
Os conteúdos e os Direitos de aprendizagens trabalhadas durante o bimestre serão norteados de forma interdisciplinares e com sequência didática segundo PNAIC.
Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho. Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc

Avaliação:
A avaliação do Projeto será realizada de forma critica, diagnóstica processual, enfocando o interesse e participação das crianças no desenvolvimento  das atividades propostas e o progresso do desenvolvimento dos direitos de aprendizagem esperados para o período. Caso necessário far-se-á revisão das metodologias adotadas e proposição de alternativas que venham a colaborar de forma eficaz na conquista dos objetivos traçados.

. Cronograma

O Projeto será desenvolvido no decorrer do 2º Bimestre com  a seguinte data para Aula Campo:
Atividades:
Data Prevista
Aula campo na Arena Pantanal
16/05
Campeonato de futsal e encerramento do Projeto.
11/06

                                                                                                          Sugestões de Atividades

  
Temas Transversais: Ética e cidadania:
Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.
  
Meio ambiente:
Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)
  
Pluralidade cultural:
 Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países no Brasil.
  
Sensibilização:
 Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.
  
Biblioteca:
Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles) Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros) Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.
  
 Artes:
Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa, análise dos mascotes, A Bandeira do Brasil.
Música:
Rumo ao Penta (Pelé) , Musicas das Copas passadas.

Ed. Física
:
Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador./ Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional. Vídeo: Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica – regras e a ação coletiva do grupo)  . 

Linguagem ( Língua Portuguesa)
: O Hino Nacional A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram; Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis; Música da Copa; Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol. 
Textos
: Jogo de bola (Cecília Meireles); Livros de literatura infantil (a verificar); Entendimento e ilustração; Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa; Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil; Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos; 


Matemática
: Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão) Figuras geométricas, Tabelas gráficos. Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final. Quantidade de jogadores num jogo de futebol. Os reservas da seleção (função) Agenda da copa Análise do placar dos jogos do Brasil O comércio que envolve a Copa (bandeiras,camisetas,apito,etc...)Liga pontos. 

História e Geografia
: História das Copas Sede da Copa Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes); Localização no mapa da sede da Copa; Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários; A Bandeira Brasileira; As bandeiras dos países que estão sediando a Copa; As bandeiras dos demais países; Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional; Mãos de obra temporária que surge em razão da copa; O respeito às demais seleções ; Reforçar o espírito patriótico; Retrospectiva das Copas 

Ciências Naturais
: A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso; O exame anti-doping; Campanha anti-drogas (na historia das copas, esta foi a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve resultados negativos) O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes; Os valores nutricionais de alguns alimentos; Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças; Montar com as crianças um cardápio; Cuidados com os fogos e balões. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário