PROJETO: “COPA DO MUNDO. FUTEBOL NOSSA PAIXÃO”
DURAÇÃO:
01/04/2014 a 11/06/2014
PÚBLICO
ALVO: Educação Infantil e Primeiro
Ciclo.
EQUIPE
GESTORA: Roseli Maria Lara Nascimento, Solange Pereira e Aurenil Silva Moraes.
Coordenação
do Projeto: Solange Pereira.
Eixos ou áreas do conhecimento a serem
trabalhadas: Identidade
e Autonomia, Natureza e Sociedade, Movimento, Linguagem, Matemática, Artes,
Educação Física, História, Geografia, Ciências Naturais, Ensino Religioso.
Justificativa
O Futebol é uma das práticas culturais ( Esportivas)
mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos na medida
em que uma rede intrincada se significados. O futebol quando competitivo visa a
extração de um contexto escolar, possui características específicas sendo assim
também permeando por tensões, competições, exclusões e inclusões, etc...
O futebol é uma das maiores paixões do povo
brasileiro. Nesse período onde a Copa do Mundo acontece em nosso país e em
nossa cidade Cuiabá devemos aproveitar esse acontecimento para enriquecer e dar
mais sentido as aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre o Brasil e ao países que participarão
trabalhando com temas transversais.
Objetivo
Geral:
Motivar para desenvolver os conhecimentos e aos
Direitos de Aprendizagem curriculares, pois o futebol assumiu um enorme espaço
na nossa cultura, sendo assim conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las
e respeitá-las, buscando repudiar a discriminação baseada em diferenças de
raça, idade,religião, classe social, nacionalidade e sexo.
Objetivo
específico:
* Conhecer, valorizar e divulgar as diversas
culturas.
*
Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada
país.
*
Conhecer a história das copas.
*Identificar
cada país e os dias que jogam.
*
Respeitar e compreender o trabalho coletivo.
*
Conhecer as mudanças em nossa cidade com a Copa.
Formulação dos Problemas:
* Onde será realizada a Copa do Mundo?
*O
que podemos observar nos grupos?
*Quais
são as comidas e danças típicas dos países participantes?
* Você conhece algum desses países?
* Quais as mudanças
ocorridas em Cuiabá em função da Copa?
Metodologia:
Metodologia:
Os conteúdos e os Direitos de aprendizagens trabalhadas
durante o bimestre serão norteados de forma interdisciplinares e com sequência
didática segundo PNAIC.
Participação
individual e em grupo em cada etapa de trabalho. Elaboração das pesquisas, de
cartazes, ensaio das coreografias, etc
Avaliação:
Avaliação:
A
avaliação do Projeto será realizada de forma critica, diagnóstica processual,
enfocando o interesse e participação das crianças no desenvolvimento das atividades propostas e o progresso do
desenvolvimento dos direitos de aprendizagem esperados para o período. Caso
necessário far-se-á revisão das metodologias adotadas e proposição de
alternativas que venham a colaborar de forma eficaz na conquista dos objetivos
traçados.
. Cronograma
O
Projeto será desenvolvido no decorrer do 2º Bimestre com a seguinte data para Aula Campo:
Atividades:
|
Data Prevista
|
Aula campo na Arena
Pantanal
|
16/05
|
Campeonato de futsal e
encerramento do Projeto.
|
11/06
|
Sugestões de Atividades
Temas Transversais: Ética e cidadania:
Temas Transversais: Ética e cidadania:
Envolver
todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a
união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem
planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação
de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos
novas estratégias.
Meio ambiente:
Meio ambiente:
Observar
no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em
geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual,
sujeira)
Pluralidade cultural:
Pluralidade cultural:
Observar a língua falada em outros países e
resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros,
herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias
destes países no Brasil.
Sensibilização:
Sensibilização:
Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir
vídeos sobre as Copas.
Biblioteca:
Biblioteca:
Leitura
do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles) Leituras sobre as copas (jornais,
revistas, livros) Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas
nas diversas disciplinas.
Artes:
Artes:
Viseira
da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa,
análise dos mascotes, A Bandeira do Brasil.
Música:
Rumo ao Penta (Pelé) , Musicas das Copas passadas.
Ed. Física:
Organizar
um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador./ Tipo de
roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e
Posição adequada para cantar o Hino Nacional. Vídeo:
Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica –
regras e a ação coletiva do grupo) .
Linguagem ( Língua Portuguesa) : O Hino Nacional A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram; Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis; Música da Copa; Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.
Textos: Jogo de bola (Cecília Meireles); Livros de literatura infantil (a verificar); Entendimento e ilustração; Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa; Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil; Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos;
Matemática: Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão) Figuras geométricas, Tabelas gráficos. Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final. Quantidade de jogadores num jogo de futebol. Os reservas da seleção (função) Agenda da copa Análise do placar dos jogos do Brasil O comércio que envolve a Copa (bandeiras,camisetas,apito,etc...)Liga pontos.
Linguagem ( Língua Portuguesa) : O Hino Nacional A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram; Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis; Música da Copa; Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.
Textos: Jogo de bola (Cecília Meireles); Livros de literatura infantil (a verificar); Entendimento e ilustração; Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa; Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil; Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos;
Matemática: Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão) Figuras geométricas, Tabelas gráficos. Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final. Quantidade de jogadores num jogo de futebol. Os reservas da seleção (função) Agenda da copa Análise do placar dos jogos do Brasil O comércio que envolve a Copa (bandeiras,camisetas,apito,etc...)Liga pontos.
História e Geografia: História das Copas Sede da Copa Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes); Localização no mapa da sede da Copa; Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários; A Bandeira Brasileira; As bandeiras dos países que estão sediando a Copa; As bandeiras dos demais países; Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional; Mãos de obra temporária que surge em razão da copa; O respeito às demais seleções ; Reforçar o espírito patriótico; Retrospectiva das Copas
Ciências Naturais: A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso; O exame anti-doping; Campanha anti-drogas (na historia das copas, esta foi a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve resultados negativos) O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes; Os valores nutricionais de alguns alimentos; Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças; Montar com as crianças um cardápio; Cuidados com os fogos e balões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário